Você já se perguntou alguma vez se igrejas precisam de um contador? A contabilidade para igrejas é um tema extremamente importante dentro das obrigações eclesiásticas e, se essa pergunta já não foi feita alguma vez em sua comunidade, com certeza será feita um dia.
Dentro das obrigações de uma contabilidade para igrejas, existem dois pontos fundamentais a serem considerados: DOCUMENTAÇÃO LEGAL e REGULARIDADE FISCAL.
SE IGREJA PRECISA DE CONTABILIDADE, QUAL A DOCUMENTAÇÃO LEGAL NECESSÁRIA?
Apesar de sabermos que igrejas (entidades sem fins lucrativos) são um ajuntamento de pessoas com um mesmo propósito religioso ou espiritual, o fato de ela ter um local fixo de reunião gera obrigações legais junto aos órgãos públicos.
Estas obrigações vão desde a definição das regras desta organização, que são determinadas pelos seus ESTATUTOS SOCIAIS, como também a eleição de sua liderança, como Presidente, Tesoureiro, Secretário, que deve ser feita através de uma Assembleia e registrada em ata, para que seus mandatos tenham validade.
Além disso, é necessário pensar também na segurança dos frequentadores e fiéis, garantindo que o local das reuniões não apresente riscos para eles e seus familiares.
São os alvarás de funcionamento e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), por exemplo, que conferem esta segurança e protegem juridicamente as lideranças na hipótese de um eventual problema.
O Alvará de Funcionamento, é um documento em que a prefeitura reconhece que as instalações e o local estão aptos para o exercício daquela atividade religiosa.
Já no Alvará de Bombeiros ou AVCB, o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do estado certifica que, durante a vistoria, aquelas instalações possuíam condições de segurança contra incêndio.
Viram como isso é MUITO IMPORTANTE para as pessoas que frequentam sua igreja? Não empurre isso com a barriga!
POR QUE MINHA IGREJA PRECISA TER REGULARIDADE FISCAL?
Que as Igrejas são imunes de tributos, a grande maioria das pessoas já sabe.
Mas o que muita gente não sabe é que, para que continuem obtendo essa imunidade, elas precisam cumprir alguns requisitos.
O mais importante deles é: MANTER EM DIA O REGISTRO das entradas e saídas de recursos financeiros nos livros contábeis legalmente reconhecidos.
Mas não é só isso. Essa escrituração deve ser transmitida periodicamente ao governo como parte de uma série de informações que o governo necessita e exige. Chamamos isso de “obrigações acessórias”.
No entanto, quando essas declarações não são enviadas, podem gerar diversas consequências como multas e até a perda da imunidade tributária. Recentemente a Receita Federal tem fechado o cerco na fiscalização e cobrou R$ 14,4 bilhões de igrejas, clubes e entidades assistenciais.
Enfim, ficou claro que mesmo imune a impostos, igreja precisa de contabilidade sim!
O QUE EU PRECISO PARA MANTER A CONTABILIDADE DA MINHA IGREJA EM DIA?
Como líder ou responsável não se esqueça de cuidar da DOCUMENTAÇÃO LEGAL e da REGULARIDADE FISCAL da sua igreja ou associação religiosa.
Portanto, para cumprir todos esses requisitos você vai precisar da ajuda de um profissional, até porque a maior parte das obrigações acessórias exige a assinatura de um contador que entenda da sua atividade e se responsabilize pelos dados declarados.
CONTABILIDADE ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO DE IGREJAS E COMUNIDADES
Nem toda Igreja consegue arcar com os custos de ter uma equipe interna própria. Além disso, os investimentos com implantação e mensalidades de sistemas de gestão financeira normalmente são altos.
Nós estamos familiarizados com o dia a dia eclesiástico e oferecemos o melhor custo benefício do mercado, adequado à realidade de sua Igreja.
Clique aqui para entender como podemos te ajudar quando o assunto é contabilidade para igrejas!
PRIMEIROS PASSOS PRA ENTENDER MAIS SE IGREJA PRECISA DE CONTABILIDADE
Precisa de mais esclarecimentos? Assista o vídeo abaixo, onde o Rodrigo Martins da Digycon, fala sobre este tema!